A história de Belem - AL

Rua do Comércio : Belém, AL
Escola de 1º Grau Arízio de Vasconcelos : Belém, AL

História

O território hoje ocupado pelo município de Belém, foi em meados do século XVIII, um pequeno aldeamento de índios remanescentes dos ‘Xucurus’ e que viviam às margens do Rio Lunga. Estes silvícolas, de índole pacífica, tinham por hábito a colheita de uma pequena planta denominada ‘canudo’, usada nos cachimbos que fumavam. Existia em grande quantidade junto à serra Canudos, também conhecida na região como Guaribas. Mais tarde, com a formação do primeiro povoamento de homens brancos, o nome ‘Canudos’ permaneceu como toponímia da localidade.
Conta-se que os primeiros desbravadores após os indígenas, foram as famílias Tenório e Barbosa da Paixão, que ali se dirigiram atraídos pela fertilidade das terras. Implantaram grandes lavouras e em breve, novos moradores foram se localizando nas redondezas. Por volta de 1900 o local contava com inúmeras casas e sítios implantados pelos agricultores recém-chegados. O comércio começava a progredir e o movimento era dos maiores. Inúmeras bolandeiras foram montadas. Foi quando houve um sério desentendimento, entre membros das famílias Tenório e Rodrigues de Santa Rosa, culminando em um encontro armado onde foram usados mosquetões e rifles ‘papo amarelo’. Registraram-se mortes de ambos os lados.
Canudos estava sob jurisdição de Anadia. Em 1953, por força da Lei nº 1712, de 08 de agosto, foi elevada à condição de vila, o que muito contribuiu para que um incremento em sua vida sócio-econômica fosse registrado. Tanto é que em 1962, a Lei nº 2466, de 24 de agosto, estabeleceu sua autonomia administrativa. A instalação oficial ocorreu a 26 de setembro do mesmo ano, desmembrando de Anadia e formado por apenas 1 distrito, o da sede, situação que permanece até hoje.
O movimento de emancipação encontrou nos senhores Manoel Belarmino Silva, Marinho José da Silva, José Cardoso da Silva, Euclides Duarte Barros, Antônio Tenório Cavalcante, Valdomiro Marques, Manoel Vieira Ramos, Waldir Barreto de Souza, Manoel Soares da Silva e José Crescêncio Filho, seus principais baluartes. O projeto foi apresentado na Assembléia Legislativa pelo deputado Ulisses Botelho.
A mesma Lei que elevou o povoado a município, modificou seu topônimo para Belém, aproveitando a sugestão apresentada por muitos religiosos que freqüentemente realizavam ali as Santas Missões.
A animação da população de Belém pode ser vista em duas de suas principais festividades: a festa do padroeiro, São Sebastião (11 a 20 de janeiro) e os festejos juninos.
SITUAÇÃO: Encontra-se situado na Micro-Região de Palmeira dos Índios, sendo limites: Taquarana (9 Km), Tanque D`Arca (14 Km) e Palmeira dos Índios (24 Km). Dista da capital, 109 Km. Sua altitude é de 374 metros acima do nível do mar. Coordenadas geográficas: 9º 33`42“ de latitude sul e 36º 28`54“ de longitude W. Gr.
CLIMA: Quente e seco, tornando-se agradável por ocasião da época invernosa. Máximas de 33º e mínimas de 24º. O inverno tem início em maio, terminando em agosto.
ÁREA: Com uma área de 54 Km², situa-se em 81º lugar no Estado. Segundo fontes da Prefeitura Municipal local, a área real do município é de 89 Km², de acordo com o levantamento próprio recentemente realizado.

IBGE